Pular para o conteúdo principal

2ª Cidade Sorteada (Campo Formoso Bahia)

Campo Formoso é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2011 era de 66.616 habitantes, segundo IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística).

Histórico

O local era originalmente habitado por indígenas das tribos SapoiáPaiaiá e Secaquerinhém (extintos e pertencentes ao grupo Quirirus).
Com a colonização, foi instalado no século XVII uma povoação, pertencente à vila de Jacobina, uma das mais antigas do Brasil, sendo elevada em 1682 a Freguesia de Santo Antônio do Sertão da Jacobina.
Em 28 de julho de 1880 foi elevada a vila, emancipando-se da Vila Nova da Rainha (atual Senhor do Bonfim). A elevação a cidade deu-se com a Lei n.º 11.089, efetivada a 1 de janeiro de 1939.

Belezas naturais da cidade

A cidade de Campo Formoso é conhecida por suas grutas e pelo comércio de esmeraldas. Localiza-se na Chapada Diamantina e tem em seu território muitas cavernas com diversos tipos de formação interior, além maior gruta, em extensão, do Hemisfério Sul: a Toca da Boa Vista, maior caverna conhecida do Brasil e Hemisfério Sul com mais de 120 km de galerias mapeadas até 2007, é um dos mais importantes sítios espeleológicos e paleontológicos brasileiros. Conjuntamente com as cavernas vizinhas Toca da BarrigudaToca do Calor de CimaToca do Pitu e Toca do Morrinho, constituem um conjunto de relevância geológica mundial.

Vilas e Povoados

A cidade de Campo Formoso possui diversos povoados e vilas distantes da sede do município e entre elas está o povoado de Queixo Dantas que está localizado a cerca de 90 km.


Aniversário28 de julho
Fundação28 de julho de 1880
Gentílicocampo-formosense
Prefeito(a)Eurico Soares do Nascimento (PSD)
(2013–2016)

Localização de Campo Formoso no Brasil
10° 30' 32" S 40° 19' 15" O
Unidade federativa Bahia
MesorregiãoCentro Norte Baiano IBGE/2008 1
MicrorregiãoSenhor do Bonfim IBGE/2008 1
Municípios limítrofesSenhor do Bonfim, Juazeiro, Jacobina, América Dourada, Sento Sé
Distância até a capital40
 Distancia entre Quijingue e Campo Formoso
Quijingue, BA
3 h 15 min
No tráfego atual: 3 h 15 min
Campo Formoso - BA

212,1 km
De: Quijingue, BA Para: Campo Formoso - BA
Fonte:http://www.wikipedia.com.br

                                    Visite Campo Formoso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,