Pular para o conteúdo principal

Estudante Quijinguense se destaca na Olimpíada de Língua portuguesa realizada pelo MEC

Andresa e Benícia chegaram à semifinal

Andresa Lorraine e profª Benícia Pimente
A jovem Adresa Lorraine Alves Costa de 13 anos, estudante do 7º ano da Escola Municipal Waldir Magalhães de Andrade e sua professora Benícia Roma Pimentel, se destacaram na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada pelo Ministério da Educação. Ambas foram medalhistas e levaram o bronze na categoria “Memórias Literárias”. 


O concurso trouxe como tema central “o lugar onde vivo”, que inspirou a nossa jovem estudante a escrever sobre a história de Quijingue, baseando sua escrita a partir das narrativas do Sr. Pedro Rosa (In memriam) que há pouco mais de dois meses participou de eventos na escola contando histórias para os estudantes. Andresa e a sua professora Benícia foram as únicas representantes da nossa região na Olimpíada.
Sr. Pedro Rosa contando histórias para os estudantes
A produção textual de Andresa e de mais três colegas foram selecionadas pela comissão escolar formada pelos professores José Raimundo (diretor), Luciano Freire (Coordenador) e Jeferson Ricardo (professor de língua portuguesa), e encaminhada à comissão municipal da olimpíada que, posteriormente, selecionou o texto de Andresa para a etapa Estadual. 

Com mais de 40 mil estudantes inscritos no concurso, apenas sete na Bahia foram selecionados para etapa Regional sediada em Maceió (AL), realizada nos dias 3 e 5 de novembro deste ano. Entre os selecionados a estudante quijinguense e sua professora foram contempladas com passagem e hospedagens pagas pela coordenação nacional do programa para participarem da etapa seguinte na capital alagoana, onde foram oferecidas oficinas, passeios culturais, sarau, entre outras atividades educativas. A etapa realizada em Maceió selecionou os finalistas para a grande final e premiou com medalha de bronze os estudantes, como a nossa jovem Andresa, que conseguiram chegar à semifinal do concurso.


No retorno à Quijingue, Andresa e Benícia foram recebidas com festa pela comunidade escolar. Uma faixa comemorativa também foi enviada pela comissão nacional da olimpíada especialmente para a escola.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social. O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Fonte:Quijingue.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,