Pular para o conteúdo principal

Fiscais da ADAB apreendem carne clandestina em Euclides da Cunha


 


Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) lotados no escritório de Euclides da Cunha apreenderam na noite desta terça-feira (29), 278 kg de carne bovina que seriam entregues a um frigorífico localizado na Avenida Cel. Almerindo Rehem, em Euclides da Cunha.s

A ação dos fiscais começou por volta das 18h, quando um telefonema anônimo feito para o médico veterinário Jeferson Carvalho, chefe do escritório da ADAB em Euclides da Cunha, informava sobre o abate de um boi em uma propriedade rural do Município de Quijingue, cuja carne e todo o aparelho digestivo do animal estariam sendo levados para Euclides da Cunha, onde seria entregue a um açougue e frigorífico de propriedade do magarefe conhecido como Gilberto.

O anônimo também informou as características do veículo usado no transporte da carne clandestina, um Fiat Fiorino, cor branca, placa policial EBF 2213, Jeferson Carvalho acionou a Polícia Militar, que enviou uma guarnição para dar cobertura e, por volta das 18h40, o veículo chegou ao açougue e frigorífico, conforme havia sido informado.

Juntamente com o fiscal Régys Mendonça e a cobertura de PMs do 5º BPM, a ação foi desencadeada, porém, o motorista do Fiorino identificado como Magno Alves Santana, ao perceber a aproximação dos fiscais partiu em velocidade e uma perseguição foi feita pela Av. Cel. Almerindo Rehem, Rua Tiago Carvalho, até a Praça Prof. Roberto Santos, onde o veículo em fuga foi interceptado, segundo Jeferson Carvalho.

Magno Alves foi conduzido para o Complexo Policial Civil de Euclides da Cunha, onde foi apresentado ao bel. Paulo Jason Falcão delegado titular da 1ª Delegacia Territorial da 25ª Coorpin que, diante dos fatos determinou a prisão em flagrante do motorista.

Na manhã desta quarta-feira, 30, Gilberto também foi ouvido pela autoridade e negou ser o dono da carne, segundo foi informado, e deixou o CPC na companhia de servidores públicos do setor jurídico da Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha.

Agentes da vigilância sanitária da Prefeitura de Euclides da Cunha, ADAB, IML e Polícia Civil acompanharam a operação de destruição e enterro da carne, couro, fígado, coração, rins, mocotó, bucho, etc., após terem sido inutilizados com um produto especialmente usado para esses casos, no aterro sanitário da cidade.

O Fiat Fiorino, tipo furgão, não está equipado com aparelhos de refrigeração exigidos por lei e, a carne juntamente com o couro do animal estava envolto em uma lona preta e sem documento de procedência, desrespeitando as normas de sanidade.

A carne clandestina não tem qualquer garantia de segurança para a saúde da população, que ao consumi-la pode contrair doenças do tipo leptospirose, toxoplasmose, entre outros.

A venda de carne ilegal é crime, pode ser enquadrado na lei nº 8.137/90 que se refere aos crimes contra as relações de consumo e pode levar o infrator até cinco anos de prisão.

O veículo, que se encontra recolhido ao pátio do CPC, foi submetido a uma vistoria para saber se está em situação documental regular perante o Denatran.

Os fiscais da ADAB pedem à população que denuncie às autoridades responsáveis, sempre que se deparar com situações iguais a esta, só assim poderão desencadear novas ações deste gênero, além de zelar pela qualidade da carne oferecida.

Por: José Dilson do euclidesdacunha.com
Fonte:Noticia em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,