Pular para o conteúdo principal

Médico cubano retorna ao trabalho em unidade de saúde em Feira de Santana


    médico cubano Isoel Gomez, que foi afastado do Posto de Saúde da Família, no bairro Viveiros, em Feira de Santana, retornou às atividades na manhã desta segunda-feira (25). O profissional foi recebido pela população com faixas e cartazes de apoio. Gomez foi acusado de receitar uma superdosagem de dipirona a uma criança de 1 ano e 2 meses que estava com febre. A mãe da criança chegou a dar entrevista afirmando que o cubano explicou corretamente o processo.

    Com 16 anos de profissão, o cubano falou do seu sentimento ao voltar ao trabalho. “É uma satisfação muito grande. Eu vim para cá para atender a população e fiquei muito triste quando aconteceu todo esse mal entendido. Graças a Deus tudo ficou claro e isso serve de experiência para ter mais cuidado. Eu já gostava do Brasil e agora gosto muito mais, por ter encontrado a unidade de portas abertas para me receber. E com toda essa polêmica recebi muitas ligações para mim mostrando apoio e confiança no meu trabalho. Eu me sinto competente no exercício da minha função”.

    Gilmara Santos, mãe da criança, também esteve na unidade para prestar solidariedade do médico. “Ele voltou a trabalhar para atender a gente e agora é só alegria. Desejo que essa recepção para os médicos cubanos seja em todo Brasil por que a maioria dos médicos mal olha para a nossa cara, não nos atendem bem. E quando chega uma pessoa que atende a gente eles querem tirar. Estou muito feliz por que a justiça foi feita”, disse.

    Superdosagem

    O profissional foi suspenso das suas atividades através da decisão da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, após denúncia do vereador José Carneiro, que apresentou a cópia de uma receita, onde o integrante do programa Mais Médico prescreveu 40 gotas da substância dipirona sódica, para uma criança de um ano e 2 meses, que pesa 10 quilos, quando, segundo posologia do medicamento, o indicado seria: adultos: 500 mg a 1 g (20 a 40 gotas, Lactentes e crianças menores de 5 anos: 100 a 200 mg (4 a 8 gotas), Crianças maiores de 5 anos: 250 a 500 mg (10 a 20 gotas.

    A secretaria municipal da Saúde disse que a medida foi preventiva até a apuração do caso, junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Saúde.

    A mãe da criança declarou que o profissional explicou corretamente a quantidade de gotas da substância que a criança deveria tomar, orientando-a sobre o fracionamento, mas se equivocou ao prescrever a dosagem na receita.

    A comissão apurou que as 40 gotas indicadas não eram para ser ministradas em dose única, mas divididas em quatro vezes, a cada seis horas, como consta na receita, desde que a criança sentisse dor ou apresentasse um quadro febril, e explicou detalhadamente à mãe da criança que seriam dez gotas, apenas, por vez. Os moradores da localidade entregaram um abaixo-assinado de 12 páginas para que o médico voltasse a trabalhar.


    Fonte:Bocão News

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Linhas de ônibus Santana muda Horários

    A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

    Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

    A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

    IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

    Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,