Pular para o conteúdo principal

Agentes da ADAB evitam possível consumo de carne contaminada em Euclides da Cunha


Na manhã da última sexta-feira, 24, os servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) Jefferson Carneiro de Carvalho, médico veterinário, Gerente da ADAB de Euclides da Cunha e Regys L. Cabral Mendonça, Técnico em Fiscalização Agropecuária, após terem recebido uma denúncia anônima acionaram a Polícia Militar e se dirigiram para a estrada de Algodões e se depararam com uma situação inusitada.
Os agentes encontraram alguns bovinos mortos, supostamente intoxicados por erva conhecida como “tingui”, que estavam prestes a serem saqueados para consumo humano. Ao chegarem ao local perceberam que os bovinos, já mortos, haviam sido sangrados, o que indica a intenção de se tentar o aproveitamento da carne dos animais para o consumo humano, o que poderia ter acontecido visto que a feira-livre do município seria no dia seguinte.
Enquanto a Polícia Militar resguardava o local, alguns veículos tipo pick-up e reboques passaram pela estrada onde estavam os animais mortos, certamente uma tentativa de se aproveitar as carcaças dos bovinos para levá-los à comercialização. Como não houve flagrante ninguém foi preso. “Infelizmente não conseguimos registrar nenhum flagrante, porém estamos felizes por, pelo menos, evitar que essa carne viesse a ser consumida, evitando assim, quaisquer complicações pela ingestão desse alimento. Inclusive é bom frisar que nós já tivemos até um caso de óbito de uma criança por conta da ingestão de carne contaminada e outros tantos relatos de pessoas hospitalizadas”, concluiu  Jeferson Carneiro.
As carcaças desses animais foram recolhidas por veículos da Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha e levados para o Aterro Sanitário onde foram enterrados em vala profunda.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia-ADAB agradece à Polícia Militar pela escolta armada, à Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha pelo apoio logístico e a população que tem feito ligações para o disque denúncia da ADAB (75) 3271-2242. 
Salientamos que a oferta de alimentos inadequados para o consumo humano é um crime contra as relações de consumo tipificado pela Lei nº 8.137/90 com o disposto no art. 7°, II, VII e IX. 
*Com informações da ADAB-Euclides da Cunha

Por: Jarbas Nogueira
Fonte:Noticia em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,