Pular para o conteúdo principal

Cavalgada dos Amigos de Quijingue reuniu centenas de vaqueiros e amazonas de várias cidades da região sisaleira

A festa foi também a mais alegre dos últimos anos, pois água nas barragens e o verde nos campos proporciona o alivio ao produtor que foi castigado com a longa estiagem. 

De posse da bandeira do Brasil o responsável pela festa, Clemilton (Peixe) puxou a grande multidão.
De posse da bandeira do Brasil o responsável pela festa, Clemilton (Peixe) 
puxou a grande multidão.
Mais de setecentos vaqueiros e amantes da cultura sertaneja do esporte de cavalo, participaram no inicio da tarde de domingo (12), da 3ª da Cavalgada dos Amigos, considerada uma das maiores do município de Quijingue, situado no território do sisal. “Tínhamos certeza do sucesso da festa, já que toda região choveu nos últimos dias e trouxe felicidades ao agricultor e ao produtor que sofreram muito com a longa estiagem, muitos deles tiveram sérios prejuízos, mas vão dar a volta por cima com fé em Deus”, falou Clemilton Gonçalves Cavalcante, 35 anos, conhecido por “Peixe”, coordenador geral do evento que contou com o apoio dos vaqueiros Cuia, Zé Grosso e Cosminho.
Cavalgada dos Amigos - Quijingue (65)

Após servir o almoço em uma chácara na periferia da cidade, os vaqueiros saíram enfileirados com destino ao Povoado de Boa Vista do Zezé, distante 05 km da sede. O aboio em versos nas vozes de Edilson e Edimilson, com a participação de Edmundo, Zé da Bela e Zé Dias, a cavalgada entrou na cidade pela Rua Joaquim Pereira, passando pelas avenidas Bezerra Neto, Felisberto José da Silva e Jonas Rocha, Rua Antonio Carlos Magalhães, Praça Hermógenes, e Praça do Centro de Abastecimento, onde receberam as bênçãos do Padre Gregório Silva, natural de Quijingue e vigário da cidade de Campos do Jordão, interior de São Paulo.

Cavalgada dos Amigos - Quijingue (88)
Por uma estrada vicinal que liga às cidades de Quijingue á Monte Santo, a cavalgada seguiu até o povoado de Lagoinha das Pedras, distante 06 km, onde houve uma parada de dez minutos.Já perto do pôr do sol, a cavalgada percorreu mais 3 km por uma estrada estreita, até chegar ao Povoado do Sítio do Zezé, onde uma multidão a aguardava.

Cavalgada dos Amigos - Quijingue (147)

A foto acima mostra o momento alto da festa, quando os participantes se concentraram no campo de futebol e acenando o chapéu se despedindo e firmaram o compromisso de retornarem no próximo ano com mais alegria por acreditarem que este ano (2014) será bem melhor que 2013. Na Praça principal da Comunidade foi montado o espaço show onde se apresentaram Jô Oliveira e Sela Rasgada.

Cavalgada dos Amigos - Quijingue (2)

Segundo João Francisco dos Reis, 35 anos, apelidado de Cuia, a cavalgada dos Amigos é um evento para todos aqueles adoradores da vida simples do campo e uma grande festa. Ele lembrou que o evento, já incluso no calendário do município, foi criada em 2010 sob a inspiração das tradicionais festas de argolinha que seu avô, já falecido, Chiquinho, realizava geralmente no mês de junho, “mas que infelizmente foram extintas”, lamentou Cuia.

Cavalgada dos Amigos - Quijingue (27)
Peixe (no cavalo) Marcinho da CLN e Zezinho Aboiador e vocalista da 
Banda Sela Rasgada uma das atrações da festa.
De acordo com empresário Márcio Oliveira, a iniciativa de Clemilton Gonçalves Cavalcante conhecido com Peixe, natural de Quijingue, é muito importante, a festa ganha força a cada ano e “tudo isso graças ao empenho de Peixe, que essa cultura vem sendo mantida, claro que ninguém faz nada sozinho, mas ele conseguiu montar uma equipe competente e a festa foi sucesso absoluto. Peixe que reside em São Paulo, onde tornou-se um homem bem sucedido não esqueceu suas origens,” avaliou Marcinho da CLN como é conhecido o empresário.
População aplaudiu a chegada da cavalgada a Lagoa do Zezé
População aplaudiu a chegada da cavalgada a Lagoa do Zezé
  

Cavalgada dos Amigos - Quijingue (15)
A festa reuniu políticos de todos os partidos, a exemplo do prefeito Almiro Costa Abreu Filho ” Almirinho” (PT) e Welington Cavalcante de Gois ” Nininho” (PSD), segundo colocado nas eleições de 2012. Apesar da participação dos políticos de todas os partidos, antes do início da cavalgada foi pedido aos locutores que não privilegiasse a nenhum deles, que todos tivessem o mesmo tratamento e assim ocorreu, ou seja como dizia no cartaz da festa, 3ª Cavalgada dos Amigos de Quijingue e o evento esteve aberto para todos. Junior do Max ex-prefeito de Santaluz, Ranulfo Gomes prefeito de Cansanção e Ari de Almerindo ex-prefeito também da Cansanção prestigiaram a festa que encerrou na madrugada desta segunda-feira.
 
Fonte: Quijingue.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,