Pular para o conteúdo principal

Senhor do Bonfim




Senhor do Bonfim (Bahia)

Senhor do Bonfim é um município brasileiro localizado no interior da Bahia.
Município de Senhor do Bonfim
""Capital Baiana do forró"
"Bonfim""
Bandeira de Senhor do Bonfim
Brasão de Senhor do Bonfim
BandeiraBrasão
Hino
Aniversário28 de maio
Fundação1 de julho de 1799
Gentílicobonfinense
Prefeito(a)Edivaldo Martins Correia (Partido Trabalhista Nacional - PTN)
(2013–2016)

História

O município foi criado em 1885. A data magna do município é 28 de maio. Antes de tornar-se município era conhecida como Estrada da Boiada, pois por ali passava o gado a ser vendido pelos boiadeiros. Mais tarde tornou-se o Arraial do Bom Jesus e, posteriormente, Vila Nova da Rainha, em 1° de outubro de 1799. Conta que Dª Maria I, mãe de Dom João VI, havia frequentado a região e por isso o nome de Vila Nova da Rainha.carece de fontes

Geografia

Sua população é estimada em 74.4317 habitantes (Censo 2010) e uma área de 817 km².
A cidade está localizada no sopé sul da Serra do Gado Bravo, extensão da Chapada Diamantina, na Cordilheira do Espinhaço. Sua altitude, na região central da urbe é de 453 metros acima do nível do mar, segundo a historiadora Olga Menezes, mas possui locais na extensão do município com altitude superior a 600 metros.
Por ter localização privilegiada, é sempre verde em todos os meses do ano, sempre abastecida de frutas e verduras da região denominada "Grota", nos vales da cordilheira.
Nos seus domínios encontram-se várias nascentes de rios, todos pertencentes à bacia do Rio Itapicuru. Existem vários açudes no município, como o Açude do Sohen, Açude do Quiçé, Açude da Boa Vista, que ajudam a minorar a falta d'água nos tempos de sêca. Esses acudes represam riachos também pertencentes à bacia do rio Itapicuru.

Turismo

Senhor do Bonfim é a capital baiana do forró. Seu São João, que é o maior evento junino da Bahia e está entre os maiores do Brasil, é muito conhecido por sua guerra de espadas e tradição cultural de seu povo que coloca uma fogueira na frente de cada casa. As noites juninas são animadas por inúmeros grupos de forró e desfiles de 'quadrilhas', que seguindo a tradição portuguesa consiste em pares que executam várias evoluções, sempre ao ritmo do melhor forró pé de serra. A festa em Senhor do Bonfim transcorre todo o mês de junho e atinge toda a área urbana. Várias ruas são decoradas com motivos juninos e nordestinos, e sempre e evocada e homenageada a figura de Luiz Gonzaga. Durante os festejos de junho, a Cidade de Senhor do Bonfim recebe cerca de 80 mil visitantes. Nesses dias é possível conhecer o melhor da culinária nordestina, como o bode assado, a buchada, o sarapatel, o feijão de torresmo, a legítima carne do sol do sertão, o feijão verde, o andú, a canjica, a pamonha, os mingaus variados, o baião de dois, enfim tudo de melhor nos petiscos do sertão. A variedade de licores caseiros é abundante, podendo se provar o jenipapo, maracujá, laranja, gengibre ou passas.
Possui também vários tipos de vegetação, desde a densa mata serrana, remanescente da Mata Atlântica, até a caatinga, sendo um observatório perfeito para quem pretende contemplar ou estudar os aspectos da cobertura vegetal do NordesteBrasileiro.

Distância entre  Quijingue e  Sr. do Bonfim

111,05 km
Distância em linha reta
143 kmDistância de condução
2 horas 25 min.Tempo de condução estimado







Fonte:Wikipedia 
Fonte de Distancias:
:Distância entre cidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,