Pular para o conteúdo principal

Assistentes sociais tentam resgatar idoso abandonado em casa na periferia de Feira de Santa

A casa em ruínas fica no meio de um matagal. Tem telhado inacabado, paredes rachadas, não tem sanitário e pode desabar a qualquer momento.
18/06/2014 21:03
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Ney Silva/Acorda Cidade

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ney Silva
Uma equipe do Centro-POP, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, está tentando há três dias resgatar um idoso que está morando só em uma casa abandonada no bairro Lagoa Salgada, em Feira de Santana. Quem primeiro colheu informações sobre a situação do homem foi a presidente do Conselho do Idoso, Cacilda Miranda da Silva.

Ela conseguiu o nome dele de forma verbal porque ele não tem nenhum documento. Ele disse que se chama Antônio Cerqueira Gonçalves dos Santos e informa ter 57 anos, mas aparenta ter mais de 70.
Na tarde desta quarta-feira (18), após receber o relatório do Conselho do Idoso, a assistente social Silvia Cristina e a assistente administrativa Daniela Sampaio, do Centro-POP, foram até o local para resgatar o idoso.
A casa em ruínas fica no meio de um matagal. Tem telhado inacabado, paredes rachadas, não tem sanitário e pode desabar a qualquer momento. A parte da sala não tem telhas, apenas as madeiras de cobertura.
Sílvia Cristina conta que o homem está vivendo em condições desumanas. “Nossa equipe já esteve aqui e fez uma primeira abordagem e encontrou essa situação. Já fizemos relatório e a coordenação do Centro-POP já tem conhecimento", disse.
De acordo com Sílvia, inicialmente, Antônio Gonçalves precisa ser atendido por um serviço de saúde. Ela observa que ele está debilitado, tem ferimentos nós pés, sente dores e inflamações nos olhos.
A equipe tentou por três vezes pedir ajuda ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas foi informada que não havia ambulância disponível. "Não temos como pegar esse homem e colocar em um carro porque ele sente muitas dores", informou Sílvia.
Conhecido do idoso, o senhor Firmino Cândido de Jesus, que reside no mesmo bairro, informou que quando pode tem levado alimentação para ele. "Nós, vizinhos, estamos tentando ajudá-lo, mas a situação dele é grave" relata.
O idoso disse ao Acorda Cidade que mora lá há dez anos e que já trabalhou como engraxate na Praça Fróes da Mota. Ele informou também que tem algumas dificuldades e confirmou que sente dores, além de ter problemas nas pernas, o que o impede de andar.
O quarto onde ele está tem mau cheiro muito forte. Alimentos e utensílios domésticos se misturam às fezes. Ele está seminu e usa apenas um cobertor para se proteger do frio.
A equipe do Centro-Pop deixou o local logo que escureceu e vai tentar fazer nova investida para resgatar o idoso. A assistente social Sílvia Cristina informou no início da noite que não conseguiu o apoio do Samu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,