Pular para o conteúdo principal

Capitulina estreia em Euclides da Cunha

Depois de realizar a pré-estreia, no dia 25 de maio,em Cícero Dantas (BA), o espetáculoCapitulina, do Grupo Algodões Encena, chega a Euclides da Cunha.  Dirigida por Alfredo Junior, esta montagem é fruto de uma adaptação de um dos clássicos de Machado de Assis,Dom Casmurro.

Encenada por uma trupe de quatorze jovens atores participantes do Projeto Casa de Farinha – Núcleo de Iniciação Teatral, a peça recebe a produção da Farinha Seca e fará sua estreia nos dias 06, 07 e 08 de junho, no auditório do Educandário Oliveira Brito.  
Capitulina traz para a cena a história de Bento Santiago, que relembra as memórias da mocidade e o seu amor pela ambígua Capitu. Acometido pelo ciúme, já velho, Bento Santiago refaz o quadro da juventude, sua vida no seminário, a amizade por Escobar e os tropeços causados pela dúvida da fidelidade da mulher com “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.
Depois de ser expulso do espaço de ensaios, onde também realizava suas apresentações públicas, o Algodões Encena resolveu apresentara terceira montagem de forma itinerante. O espetáculo, aliás, é inteiramente patrocinado pelos moradores de Algodões, distrito de Quijingue (BA).
No elenco, Bárbara Helen, Bruna Matos, Gabriel Brandão, Iasmin Reis, Jhones Lima, João Pedro Costa, Juliane Noles, Lindi Moura, Marcel Abreu, Maria Letícia, Maria Taynan, Maryane Abreu, Suelen Santana e Uilliam Oliveira. Com participação especial de Gustavo Noles.
Projeto Casa de Farinha - Trata-se de uma ação artístico-cultural idealizada e articulada pela Farinha Seca em parceira com instituições de natureza privada ou pública, com apoio/patrocínio direto ou através de seleção pública, a exemplo de editais, a fim de fomentar a iniciação, a formação, a criação, a produção, a pesquisa e a difusão do teatro de uma determinada comunidade.
O Casa de Farinha tem como missão inserir a democratização do acesso à cultura e estimular a criação artística entre crianças e adolescentes.
Em Quijingue (Bahia), esta iniciativa foi implementada em 2006, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação,entidade vinculada à Prefeitura de Quijingue, e posteriormente recebeu apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social A partir de 2013,passa a ser articulado unilateralmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Em 2014, com o rompimento da parceria entre a Farinha Seca e a Prefeitura de Quijingue, angaria fundos através de financiamento coletivo,economia criativa, contribuição dos integrantes aprendizes no pagamento de taxa mensal,  apadrinhamento por membros da sociedade civil ou da realização de eventos em benefício à continuidade das atividades do projeto.
CAPITULINA
06 a 08 de junho (sexta, sábado e domingo) | 19h - Auditório do Educandário Oliveira Brito
Euclides da Cunha, Bahia
R$5
Classificação:14 anos 
Por: Maria Karina
Fonte:Noticia em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,