Pular para o conteúdo principal

Quijingue: moradores de Algodões bloqueiam BA-381 em defesa do projeto de construção de 100 casas na comunidade

Manifestantes querem que Câmara de Vereadores do município votem a doação de terreno para a construção de 100 casas do Minha Casa Minha Vida.


Um grupo de moradores de Algodões, distrito de Quijingue-BA, bloqueou no início da tarde desta segunda-feira (16) os dois sentidos da BA 381, entre o distrito e a Sede de Quijingue. Segundo os manifestantes a intenção do protesto é chamar atenção de todos e denunciar a morosidade da Câmara de Vereadores local em votar a Lei Autorizativa de terreno para a construção de 100 casas do programa Minha Casa Minha Vida, que irá beneficiar 100 famílias na comunidade. A comissão popular das famílias de Algodões reclama que o Presidente da Câmara de vereadores, ver. Washington Góis, insiste em não colocar o projeto em votação por motivação política. 



Os moradores bloquearam a estrada em dois pontos, usando barricadas de fogo, o que causou grande congestionamento de veículos, formados em sua maioria por pessoas que voltavam da Feira Livre de Quijingue. A PM foi chamada e acompanhou de perto o protesto, que encerrou no final da tarde.


Outro grupo de moradores prometem acampar na frente da Câmara de Vereadores até que o presidente da casa, o vereador Washington Góis, coloque o projeto em votação. 



Quijingue foi contemplado pelo programa do governo federal Minha Casa Minha Vida para a construção de 100 Casas no distrito de Algodões. A Prefeitura de Quijingue, como contrapartida, desapropriou a área territorial para a construção das 100 casas.  A Câmara de Vereadores precisa aprovar a liberação do projeto para a construção das casas que serão a moradia das 100 famílias.



 << Veja mais fotos clicando em "mais informações"


   



  

 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,