Na manhã da última sexta-feira, 24, os servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) Jefferson Carneiro de Carvalho, médico veterinário, Gerente da ADAB de Euclides da Cunha e Regys L. Cabral Mendonça, Técnico em Fiscalização Agropecuária, após terem recebido uma denúncia anônima acionaram a Polícia Militar e se dirigiram para a estrada de Algodões e se depararam com uma situação inusitada.
Os agentes encontraram alguns bovinos mortos, supostamente intoxicados por erva conhecida como “tingui”, que estavam prestes a serem saqueados para consumo humano. Ao chegarem ao local perceberam que os bovinos, já mortos, haviam sido sangrados, o que indica a intenção de se tentar o aproveitamento da carne dos animais para o consumo humano, o que poderia ter acontecido visto que a feira-livre do município seria no dia seguinte.
Enquanto a Polícia Militar resguardava o local, alguns veículos tipo pick-up e reboques passaram pela estrada onde estavam os animais mortos, certamente uma tentativa de se aproveitar as carcaças dos bovinos para levá-los à comercialização. Como não houve flagrante ninguém foi preso. “Infelizmente não conseguimos registrar nenhum flagrante, porém estamos felizes por, pelo menos, evitar que essa carne viesse a ser consumida, evitando assim, quaisquer complicações pela ingestão desse alimento. Inclusive é bom frisar que nós já tivemos até um caso de óbito de uma criança por conta da ingestão de carne contaminada e outros tantos relatos de pessoas hospitalizadas”, concluiu Jeferson Carneiro.
As carcaças desses animais foram recolhidas por veículos da Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha e levados para o Aterro Sanitário onde foram enterrados em vala profunda.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia-ADAB agradece à Polícia Militar pela escolta armada, à Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha pelo apoio logístico e a população que tem feito ligações para o disque denúncia da ADAB (75) 3271-2242.
Salientamos que a oferta de alimentos inadequados para o consumo humano é um crime contra as relações de consumo tipificado pela Lei nº 8.137/90 com o disposto no art. 7°, II, VII e IX.
*Com informações da ADAB-Euclides da Cunha
Por: Jarbas Nogueira |
Comentários
Postar um comentário