Pular para o conteúdo principal

Aniversário de Salvador terá Padre Fábio de Melo; shows vão durar 3 dias

Maria Bethânia toca em palco montado na Barra, no dia 28 de março.
Primeira capital do Brasil completa 466 anos no próximo dia 29.

Henrique Mendes
Do G1 BA
Shows do aniversário de 466 anos de Salvador (Foto: Arte/G1)
Atrações musicais irão se apresentar entre os dias 27 e 29 de março, mas comemorações oficiais irão durar sete dias (Foto: Arte/G1)
Maria Bethânia, Daniel, Padre Fábio de Melo, É o Tchan, Edson Gomes, Diamba, Adão Negro, Márcia Castro e Batifun. Esses são os nomes que integram a programação musical oficial que vai festejar o aniversário de Salvador. As atrações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (11), durante coletiva à imprensa realizada na sede do Palácio Thomé de Souza. A primeira capital do Brasil vai completar 466 anos no dia 29 de março. [Confira programação aqui e no final da reportagem]
De acordo com o prefeito ACM Neto, as apresentações musicais ocorrem entre os dias 27 e 29 de março e serão distribuídas entre cinco bairros: Barra, Praça Castro Alves (Centro), Periperi, Cajazeiras e Boca do Rio. Apesar dos shows serem realizados em três dias, os festejos ao aniversário de Salvador serão iniciados em 22 de março, com mais 100 eventos e apresentação de mais de dois mil artistas por toda a cidade.
No dia 27 de março, Edson Gomes, Adão Negro, Diamba e Márcia Castro festejam o aniversário da cidade no bairro de Periperi. Já no dia 28, a cantora Maria Bethânia faz show em um palco montado no bairro da Barra. Ainda neste dia, o cantor Daniel faz show em um palco montado no bairro de Cajazeiras e as bandas Batifun e É O Tchan se apresentam no bairro da Boca do Rio.
No dia do aniversário da cidade, 29 de março, o show será do Padre Fábio de Melo, em um palco montado na Praça Castro Alves. "Todo planejamento feito nos permite apresentar o Festival da Cidade, que é uma homenagem à cultura baiana, nas suas mais variadas dimensões", declarou.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, a estruturação do Festival da Cidade teve como foco a valorização das manifestações culturais do estado e de Salvador. "Será um evento multicultural, distribuído por toda cidade", argumentou.
Sobre o convite à Maria Bethânia, ACM Neto disse que a ideia surgiu, justamente, a partir da ideia de valorização dos artistas da Bahia. "Incrível o desejo pessoal que ela demonstra em fazer esse show e também de dar esse presente a Bahia e Salvador. É também uma homengem a ela, que comemora nesse ano, 50 anos de carreira", declarou. 

Ordens de serviço
O secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, também divulgou durante a coletiva uma série de editais de licitação, ordens de serviços, inaugurações e outras ações que foram elencadas para a comemoração dos 466 anos de Salvador. "Foram projetos selecionados para o mês de aniversário da cidade. Claro, que existem outros em curso", declarou.

Carreira disse o edital do BRT, que deve ligar a Estação da Lapa à Ligação Iguatemi - Paralela (LIP), sai até o final do mês de março. Além disso, divulgou que, no mesmo período, serão lançados os editais de requalificação da Praça Cairu e de criação de uma Prefeitura-Bairro em Valéria.

Ainda para o mês de março, foram anunciadas inaugurações de 36 escolas e reforma de seis unidades de saúde. Na área da ação social, Carreira informou que os cartões de pagamento doPrograma Primeiro Passo serão entregues no dia 20 de março.
Confira a programação completa do Festival da Cidade:
Programação do primeiro dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)Programação do primeiro dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)
Programação do segundo dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)Programação do segundo dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)
Programação do terceiro dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)Programação do terceiro dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)
Programação do quarto dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)Programação do quarto dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)
Programação do quinto dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)Programação do quinto dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)
Programação do sexto dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)Programação do sexto dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)
Programação do sétimo dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)Programação do sétimo dia do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)
Programação do primeiro oitavo do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)Programação do primeiro oitavo do Festival da Cidade (Foto: Divulgação / Agecom)
Fonte:G1 Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,