Pular para o conteúdo principal

Quijingue, 53 anos!

Eventos culturais e esportivos marcaram as comemorações do aniversário da cidade.


No último domingo (15) a cidade de Quijingue comemorou seus 53 anos de emancipação política com uma rica programação, recheada de cultura, esporte e lazer, que durou todo o dia. 



Pela manhã, as atividades tiveram início com a tradicional alvorada e Missa na igreja matriz. Em seguida o prefeito municipal, Almiro Costa Abreu Filho, ao lado de secretários municipais e representantes do legislativo realizaram o hasteamento da bandeira. 



A programação seguiu com apresentações culturais e apresentação do grupo de capoeira Esquiva. Os visitantes também puderam circular pelos diversos estandes montados, como o da Secretaria de Educação, que homenageou o CEAQ e o saudoso Padre França (in memorian) com a exposição de fotográficas, objetos, fardas e camisetas que remontaram às várias fases vividas pela instituição e pelo nosso eterno mestre. A Secretaria de Saúde trouxe estandes com atendimentos de saúde e orientações dos profissionais do NASF. Os jovens do Coletivo Municipal de Jovens homenagearam a cidade com a exibição de um documentário gravado especialmente para o evento. O grupo de idosos do CRAS e o escultor Ezequiel também expuseram suas criações em estandes, assim como, os grupos produtivos da agricultura familiar, puderam comercializar seus produtos. 


À tarde as atividades tiveram continuidade com o desfile da cavalgada da emancipação. Centenas de cavaleiros e amazonas desfilaram pelas ruas da sede levando tradição e beleza em homenagem ao aniversário da cidade. 


Um dos pontos altos da programação foi o jogo de futebol amistoso entre a seleção máster de Quijingue e a seleção de futebol máster da Bahia, formada por ex jogadores que fizeram parte da elite do futebol brasileiro. Muito simpáticos, os atletas retribuíram o carinho recebido pelos quijinguenses com um belo espetáculo. 

Após o amistoso, a programação teve sequência com as apresentações dos alunos da escola de Monte Cruzeiro e do projeto de pífanos da comunidade de Poço da Pedra. Um bingo de uma TV, tela plana, foi sorteado gratuitamente para os participantes e mil ingressos do parque de diversões instalado na área do evento foram distribuídos gratuitamente, fazendo a alegria da criançada. 

Com a praça de eventos completamente lotada, os participantes foram convidados a cantar os parabéns para a cidade em volta do bolo que trazia o formato da bandeira do município. Durante os parabéns, fogos de artifícios explodiram no céu da cidade, produzindo um dos momentos mais emocionante do evento. 


A festa pelos 53 anos de emancipação encerrou com o lançamento do Projeto Sonora Quijingue, que trouxe a apresentação acústica dos cantores Luíza Andrade e Jefferson Santos.













via decom
Quijingue.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas de ônibus Santana muda Horários

A Linha de Ônibus Santana que roda para o Município de Quijingue teve algumas mudanças de horários de sua linha,para saber mais informações entre em contato.

Maceté celebra os 121 anos do fogo do Viana

A comunidade de Maceté celebrou no último final de semana os 121 anos da passagem de Antonio Conselheiro e seus seguidores pelo povoado, localizado no município de Quijingue-BA, distante 333km de Salvador. Em 1893, nessa  pequena vila , ocorreu um dos primeiros conflitos entre Conselheiristas e Oficiais do Governo, que culminou na Guerra de Canudos e ficou conhecido como: "O Fogo de Maceté", ou "O fogo do Viana", como descrevem diversos autores que tratam do tema, é um dos acontecimentos mais importantes da história de Quijingue, da Bahia e do Brasil. O episódio em Maceté é citado no cinema, na música, nas  artes plásticas  e na literatura em diversos escritos, entre eles o clássico os Sertões, do escritor Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos. Para relembrar esta data histórica, e buscando o fortalecimento da memória histórica do povo sertanejo a Prefeitura de Quijingue e o coletivo Municipal de Jovens de Maceté, com apoio da Escola Franc

IV Cavalgada dos Amigos de Quijingue se consagra entre as maiores do Território do Sisal

Quijingue faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê. O acesso se dá através da BA 381 que é ligada a BR 116. Foi realizada na tarde de domingo, dia 11/01, a IV Cavalgada dos Amigos na cidade de Quijingue-BA, município localizado no Território do Sisal onde reuniu segundo a organização mais de 500 cavaleiros e amazonas de diversas cidades da região. Clemilton satisfeito pelo sucesso da IV edição e disse que já pensa na quinta. O evento criado pelo empresário Clemilton Cavalcanti natural da região mas que mora em São Paulo, foi realizado pela primeira vez em 2012 e a cada ano tem ganhado maior destaque, a novidade este ano foi a criação da Associação de Vaqueiros de Quijingue que contribuiu e muito para o sucesso da festa. De acordo com Clemilton conhecido por “Peixe”, a festa foi um grande sucesso e disse ter ficado satisfeito,” nossa região é muito sofrida pela estiagem que traz sempre muito prejuízo aos produtores,